Todos necessários e importantes !

5dp_A

O Tempo Pascal já vai na quinta semana e razões não faltam para continuarmos a dar asas à Alegria e à Acção de Graças; basta atendermos ao que a Liturgia coloca nos nossos lábios, na “Colecta” da Missa de hoje, onde pedimos a Deus, que nos “remiu” e “adoptou”, a “verdadeira liberdade e a herança eterna”.
Não somos mesmo nada envergonhados e comedidos, antes bem ousados, nos pedidos que fazemos a Deus!
Como nas semanas anteriores, continuamos, nesta, em contacto com a vida da Igreja nascente e como se desenvolvia, apesar das dificuldades inerentes ao ritmo crescente das conversões ou decorrentes da debilidade da natureza humana ou da oposição dos poderes constituídos. Nada, porém, impediu a Igreja de crescer.
Fiel ao Espírito Santo e atenta aos sinais dos tempos, a Igreja, em oração pessoal e comunitária, encontrou e há-de encontrar sempre a melhor resposta para os problemas detectados.
Sendo a Igreja “Mistério de Comunhão” e a comunidade obra de todos, saiba cada um ocupar o seu lugar no serviço da Caridade, na transmissão da Palavra, na educação da Fé ou na celebração da Liturgia… sempre com humildade, zelo e espírito de serviço, ao jeito de Jesus, “o Bom Pastor”, que, neste domingo, declara ser, para todos os homens, “O Caminho, a Verdade e a Vida”.

in Diálogo 1563 (V Domingo de Páscoa – Ano A)