“Se conhecesses…!”

3dq_A

Na terceira semana da Quaresma, o tema central da Palavra de Deus é a água e, desde muito cedo, aproveitado para intensificar o programa de preparação para o Baptismo, a realizar na Vigília Pascal.
Apesar de este ano não termos previstos Baptismos, este continua a ser o “tempo favorável “para prepararmos a renovação na Vigília Pascal, ainda com mais vigor e consciência, das promessas baptismais, que os nossos pais e padrinhos fizeram por nós.
A primeira leitura, do Livro do Êxodo, lembra como Moisés, no deserto, fez brotar água do rochedo para saciar o povo. O deserto, o calor, as doenças, o cansaço da caminhada… tornam mais aguda a sede dos israelitas, a ponto de se revoltarem contra Moisés!
Na nossa vida também há desertos, cansaços, desilusões e frustrações… Só Cristo nos pode dessedentar e fá-lo comunicando a Sua própria vida nos sacramentos.
Recebemos o Baptismo, participamos na Eucaristia, “vamos à Confissão”, celebramos sacramentos… Será que são apenas rituais que repetimos rotineiramente ou encontros pessoais com Cristo, a verdadeira Fonte da Vida que nos sacia e transfigura?
A palavra que Jesus dirigiu à Samaritana é também para nós: “se compreendesses o dom de Deus…!”

P. Fausto

in diálogo 1555  (III Domingo da Quaresma – Ano A)

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *