Chamados e discípulos!

3dtc_A_small

Respondendo à apresentação de Jesus feita no domingo passado por João Baptista, eis-nos nas margens do mar da Galileia, perto de Cafarnaum, a acompanhar Jesus no que parece ser o início de uma nova etapa da Sua vida.
O Seu discurso curto e incisivo era vigoroso e claro, como o de João Baptista, e não deixava ninguém indiferente, nem mesmo os pescadores que, diariamente, arrancavam ao mar o magro sustento dos seus.
E aconteceu que numa daquelas caminhadas junto ao mar, Jesus viu dois homens a lançarem as redes e gritou: “Vinde e segui-Me, e farei de vós pescadores de homens”. Eram dois irmãos, Simão e André. A reacção foi imediata e franca, porque “eles deixaram logo as redes e seguiram-nO”. E o mesmo aconteceu, um pouco mais à frente, com outros dois irmãos, que consertavam as redes.
Estes foram chamados para uma missão especial, mas a todos é lançado o mesmo desafio: “Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus”. Não somos, pois, chamados a fazer a mesma coisa, nem temos de percorrer o mesmo caminho no seguimento de Jesus, mas a todos os chamados ao Reino é pedida generosidade, fidelidade e confiança na resposta ao Mestre. É isto que caracteriza o verdadeiro discípulo de Cristo.

P. Fausto

in diálogo 1547  (III Domingo do Tempo Comum – Ano A)