Jubileu da Misericórdia

jubileumisericordiosa

Começa este domingo, às 16h, na nossa diocese o Jubileu da Misericórdia com o rito de abertura da Porta Santa ou Porta da Misericórdia.
Este semana, apresentamos uma breve explicação do lema e logotipo.
O lema: “Misericordiosos como o Pai”
É retirado do evangelho de S. Lucas (6, 36) e propõe viver a misericórdia no exemplo do Pai.

O logotipo:
(pode ser visto na porta central do átrio da nossa igreja)
É da autoria do padre Marko I. Rupnik. Mostra o Filho que carrega aos seus ombros o homem perdido, recuperando uma imagem muito querida da Igreja primitiva.
O desenho realça o Bom Pastor que toca a carne do homem e o faz com tal amor que é capaz de lhe mudar a vida. Além disso, um detalhe não é esquecido: no Bom Pastor os seus olhos confundem-se com os do homem. Cristo vê com os olhos de Adão e este com os olhos de Cristo. Cada homem descobre em Cristo, novo Adão, a própria humanidade e o futuro que o espera, contemplando no Seu olhar o amor do Pai.
A cena é colocada dentro da amêndoa, figura da iconografia antiga e medieval e recorda as duas naturezas, divina e humana, em Cristo. As três ovais concêntricas de cor progressivamente mais clara sugerem o movimento de Cristo que conduz o homem para fora da noite do pecado e da morte. A profundidade da cor mais escura sugere o mistério do amor do Pai que tudo perdoa.