Atentos e vigilantes!

AdventoC

Com o 1º domingo do Advento começa o ano litúrgico. É caminhada que os cristãos recomeçam todos os anos, esforçando-se por abrir as portas do coração à Bondade infinita de Deus, que vem para nós. Convidados a olhar, sem medo, o futuro, para além do tempo, vamos viver estas semanas em expectante atenção pela aproximação do Natal. É um tempo que passa depressa por sabermos que não se espera em vão.
“Erguei-vos e levantai a cabeça”. Apesar de dramática, a linguagem do Evangelho deste domingo não trata do fim do mundo, mas do sentido da história, porque, apesar do imenso mar de lágrimas em que se pode transformar a nossa existência, sabemos que sempre podemos contar com Deus. “Porque a nossa libertação está próxima”, não nos espera o abismo, nem estamos condenados ao extermínio, mas aguarda-nos a libertação total e definitiva por Deus e em Deus. E desta libertação participará toda a criação.
Com os olhos no futuro, para além do tempo, cuidemos, neste tempo, o nosso coração, para que não se torne “pesado pela devassidão, embriaguez e preocupações da vida”… e, enquanto temos tempo, mantenhamos arregaçadas as mangas das mãos no trabalho. Não há melhor maneira de vivermos o tempo do Advento e todos os dias da nossa existência. Só assim a vida se torna luminosa e mostra ter sentido.

P. Fausto

in diálogo 1494 (I Domingo do Advento – Ano C)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *