Plano Pastoral Paroquial 2025/26

Plano Pastoral Paroquial 2025/26

COM MARIA, PEREGRINOS DA ESPERANÇA

 

O presente documento não é senão um documento de trabalho orientador do caminho a percorrer por todos os que se identificam com a Paróquia de Nossa Senhora da Glória e se sentem comprometidos no processo da sua renovação. Assim, apesar de não ser normativo, pretende ser inspirador para todas as actividades, que devem reflectir sempre a coragem e ousadia de Nossa Senhora, que, correndo para servir Isabel, leva o Seu Senhor consigo e se torna o modelo acabado da “Igreja em saída”.

 

Ano Pastoral

2025/2026

Retábulo renascentista, em pedra calcária policromada, século XVI (1559).

Representa o episódio narrado no Novo Testamento, em que a Virgem Maria se levanta e sai apressadamente para visitar sua prima Santa Isabel. Abraça-a na presença de Zacarias e de São José, estando outras personagens em cena. Santa Isabel, em posição de movimento, parece ajoelhar-se diante do ventre de Maria, que retribui o gesto, pousando a mão direita no ombro da prima. Em fundo, são notórias diversas construções de traça erudita, sobressaindo um amplo arco romano abobadado que dá a sensação da tridimensionalidade ao espaço.

 

Igreja de Aveiro, rumo às “Comunidades Pastorais”

 

 

Igrejas cada vez mais vazias, assembleias maioritariamente de pessoas idosas, agentes de pastoral mais velhos e cansados, ordenações de presbítero e de diácono cada vez mais longe de compensar as perdas, e muitos outros elementos, dizem-nos claramente que algo está a mudar e a mudar rapidamente. 

 

Num tempo que é novo, marcado por uma cultura diferente, plural e multifacetada … não servem esquemas, estruturas e estratégias repetidas, que o tempo consolidou, mas hoje cada vez mais desajustadas à realidade, queiramos ou não, em permanente mudança.

 

Apesar de muitos sinais de esperança, os ventos da mudança atingem também a nossa Diocese de Aveiro, comprometida há algum tempo num processo de discernimento e decisão na busca de caminhos que ajudem a realizar a missão da Igreja, que é essencialmente anunciar o Evangelho de Jesus. E isto só é possível “mudando e adequando os modelos organizativos e os processos de acção pastoral, para transmitir o que nunca pode mudar: a Alegria do Evangelho”. 

 

A realidade da nossa Diocese, não sendo tão dramática como outras, não deixa de apresentar sinais de preocupação, que nos convidam a agir e não apenas a reagir. Assim, num universo de cerca de 310.000 habitantes, contamos aproximadamente com 3 850 agentes de pastoral leigos para a totalidade das 101 Paróquias. 

Os Diáconos permanentes são 34, 14 dos quais com mais de 75 anos, tendo sido ordenados 27 nos últimos 25 anos e falecido 13.

Quanto aos Presbíteros, a Diocese conta com 81 padres, sendo que 31 têm mais de 75 anos de idade, 8 dos quais com mais de 90. Quanto aos restantes, 9 estão entre os 25 e 40 anos, 27 entre os 41 e os 60, e 16 entre os 61 e 75. 

Em suma, na nossa Diocese, nos últimos 25 anos, foram ordenados 20 padres e faleceram 66. E o futuro não se apresenta mais risonho. 

 

Face a esta situação, que não é nova nem única, mas de inegável importância, a Igreja de Aveiro iniciou um processo de discernimento, alargado a grupos, serviços e Paróquias, para “renovar e reformar a vida pastoral da Diocese e implementar novas formas de presença da Igreja no território diocesano”. Tal processo, longo e demorado, deve envolver-nos a todos, porque a todos diz respeito.

 

 

 

 

 

 

 

somos igreja na igreja diocesana

 

Não pode assim a Paróquia de Nossa Senhora da Glória ficar à margem de todo este processo sem contribuir para o sucesso deste projecto, pois, celebrado o Sínodo sobre a Sinodalidade, é preciso passarmos à edificação de uma Igreja Sinodal, com todos, todos, todos, na expressão feliz do Papa Francisco.  E este é o nosso Tempo. Assim, assumindo como nossos alguns desafios pastorais da Diocese para o presente ano apostólico, a Paróquia de Nossa Senhora da Glória compromete-se a participar no processo de discernimento e reflexão em ordem às futuras “Comunidades Pastorais” e a viver os 74 anos do seminário (14/11/51), constituindo para tal uma Equipa de Coordenação, saída do 1.º Conselho Pastoral, capaz de assegurar eficazmente todas as actividades, nos prazos e moldes propostos pelos Serviços Diocesanos. Não podemos, porém, ficar por aqui. 

 

Se queremos fazer parte de uma “Igreja próxima das pessoas, capaz de escutar … Uma Igreja a caminho, centrada no Mestre… Uma Igreja de todos e para todos… uma Igreja em saída, capaz de ousar e arriscar, mais inclusiva e participativa”, enfim, uma Igreja sonhada e querida pelo saudoso Papa Francisco, com tradução no âmbito geográfico da cidade de Aveiro, temos de assumir com humildade e coragem a especificidade da nossa realidade paroquial. 

 

Quem nos visita não dá conta dos problemas a que é preciso responder e que vamos especialmente ter em consideração ao longo de todo o ano. Com efeito, não nos podemos contentar em ter coros, instrumentistas, acólitos, leitores, ministros extraordinários da comunhão e celebrações mais ou menos bem conseguidas, nem satisfazer pelos serviços prestados e abertos a outras comunidades…, mas queremos juntos, em processo permanente de escuta da realidade, buscar, para lá do adro e das paredes das sacristias, caminhos novos de renovação, segundo o Espírito Santo, sem trincheiras nem barreiras sociais, religiosas ou étnicas. 

 

Assim, no passado mês de Abril 2025, fizemos aos participantes das Missas dominicais em Santiago, Vilar e Sé, um inquérito sobre a sua residência, cujas conclusões confirmaram o que já se previa: a presença numerosa dos não residentes. Com efeito, dos 1198 participantes obtiveram-se 1156 respostas, sendo 631 de não residentes (55%) e 525 de residentes (45%).

 

Sabemos pelo último senso que a população residente na área da nossa Paróquia ronda os 10 000 e destes não chegará aos 600 os “praticantes habituais”. E os outros? A sua ausência é para nós indiferente e convite à inação ou desafio à criatividade e ousadia? Quais serão, então, “as periferias” mais urgentes que precisamos de ter em conta na programação pastoral deste ano?

 

 

Face a estas e outras questões não podemos, como Paróquia dedicada a Nossa Senhora, deixar de ler, meditar e contemplar o segundo dos Mistérios gozosos, como fonte inspiradora para todas as nossas actividades, individualmente ou em grupo, relacionadas com a evangelização e catequese, a liturgia, a acção sócio-caritativa, a família ou a cultura. 

 

Maria, que gera no seu seio o Filho de Deus e O leva consigo à família distante, sem olhar a dificuldades, medir distâncias ou calcular riscos…  torna-Se verdadeiramente Ícone perfeito da “IGREJA EM SAÍDA” e fonte de inesgotável inspiração para toda a nossa actividade. Inspirando-nos permanentemente no Seu exemplo e certos da Sua protecção, ousaremos articular saudavelmente os objectivos diocesanos com a necessidade de levar à rua a mensagem de Jesus e trazer a Jesus os que andam na rua. 

 

O processo é, como sabemos, paciente, demorado e nunca concluído, mas urgente sob pena de nos tornarmos cada vez mais minoria fechada e acomodada na sacristia, indiferente aos desafios da sociedade que está, queiramos ou não, em permanente mudança.

 

 

 

 

 

 

 

 

PASTORAL LITÚRGICA 

 

Centrados na Eucaristia queremos renovar os compromissos que no ano transacto não concretizámos.  Assim, daremos especial atenção

 

  • à formação de Leitores, Acólitos, Ministros Extraordinários da Comunhão e da Visitação e acompanhamento de Idosos sós e Doentes
  • à adoração ao Santíssimo Sacramento, com exposição solene aos sábados e primeiras quintas-feiras do mês
  • à renovação das Irmandades do Santíssimo Sacramento e Senhor Jesus dos Passos para melhor compreensão e vivência dos seus Estatutos
  • ao reforço dos serviços de asseio, ordem e decoração da Igreja e á constituição do serviço de acolhimento e informação aos turistas
  • à participação expressiva da Paróquia na Semana Nacional de Liturgia, em Fátima.

 

 

PASTORAL SÓCIO-CARITATIVA 

 

Inspirados no exemplo de Nossa Senhora, que arrisca uma grande e perigosa viagem para visitar e servir S.ta Isabel, ousaremos este ano 

 

  • consolidar o serviço paroquial de Visitadores de Doentes e Idosos e promover a sua formação
  • reforçar a Conferência Vicentina Feminina e o serviço de Rouparia Solidária
  • assegurar com equipas estáveis o apoio religioso às Instituições residenciais de Idosos sedeadas na área da Paróquia
  • promover a celebração do Dia Mundial do Doente e a participação de Idosos e Doentes nos retiros programados no Santuário de Fátima.

 

 

              

PASTORAL FAMILIAR  

 

Se a Alegria do Evangelho e a Celebração da Eucaristia nos motivam a ” levar ” Jesus à família e à rua, este ano, além das Festas Principais do ano litúrgico, procuraremos:

 

  • valorizar os dias dos Avós, dos Namorados, dos Casais que celebram bodas matrimoniais
  • celebrar o Dia da Sagrada Família, com a respectiva bênção das famílias
  • proporcionar às Mães em gestação a bênção prevista para o seu estado
  • valorizar o adro como antecâmara da Igreja acolhedora e feliz
  • levar à rua em datas especiais a “Alegria do Evangelho”.

    

 

PASTORAL JUVENIL 

 

A partir dos participantes na J.M.J / J.J.R. / Taizé / M.P. e outros, lançar a Pastoral Juvenil na Paróquia.

 

 

OBRAS 

 

Prosseguir as obras de limpeza e conservação, contemplando este ano a Capela do Santíssimo. 

CALENDÁRIO

— Outubro —

 

4 Assembleia Geral de Acólitos e Formação  
5 Abertura do Ano Catequético – Sé 12h00
16 Conselho Paroquial de Pastoral 21h30
30 Reunião da equipa de Visitadores de Doentes

Reúne quinzenalmente

16h00

 

— Novembro —

 

1 Solenidade de Todos os Santos Missas: 10h/10h30/12h/19h
2 Comemoração dos Fiéis Defuntos – Missas

Celebração da Palavra

10h/10h30/12h/19h
15h Cemitério Central
16h Cemitério Sul
8 Encontro de formação, Bênção e envio de todos os Agentes de Pastoral da Paróquia

II Sessão de Formação de candidatos a acólitos

Festival de Sopas

16h30

17h00

20h00

14 1.º Encontro dos “Grupos Sinodais” 21h00
15 Encontro de formação dos Ministros do Canto 21h00
22 III Sessão de Formação de candidatos a acólitos 17h00
28 Encontro de Zeladoras 10h00

 

— Dezembro —

 

4 Conselho Paroquial de Pastoral 21h00
6 IV Sessão de formação de candidatos a acólitos 17h00
12 2.º Encontro dos Grupos Sinodais 21h00
13 “Festa de Natal da Catequese de Infância”

– Salão das Florinhas do Vouga

V Sessão de formação de candidatos a acólitos, Eucaristia e Assembleia-Geral de acólitos

Concerto de Natal (Santa Cecília)

 

15h30

17h30

17h00

20 “Luz da Paz de Belém” 19h00
21 Bênção das Famílias/Imagens com o Menino Jesus 19h00

2026

 

— Janeiro —

3 e 4 Cantar dos Reis No final das missas
10 Encontro de Leitores 15h30
11 Batismos dos Catecúmenos

VI Sessão de formação de candidatos a acólitos

12h00

17h00

17 VII Sessão de formação de candidatos a acólitos 17h00
24 Encontro de MEC’s 15h30
30 3.º Encontro dos Grupos Sinodais 21h00
31 VIII Sessão de formação de candidatos a acólitos 17h00

 

— Fevereiro —

15 Dia Mundial do Doente:
Unção dos doentes e Bênção dos Cuidadores
10h30
18 Quarta-feira de Cinzas  
20 e 27 Via-Sacra na Sé 18h30
21 IX Sessão de formação de candidatos a acólitos 17h00

 

— Março —

6 e 13 Via-Sacra na Sé 18h30
6 4.º Encontro dos Grupos Sinodais 21h00
14 X Sessão e DIA PAROQUIAL DO ACÓLITO  
20 Tríduo do Senhor dos Passos: Via-Sacra na Sé 21h30
21 Preparação para o Matrimónio

Caminhada Solidária pela Vida – ADAV-Aveiro

Bênção das grávidas e famílias

Tríduo do Senhor dos Passos: Oração Mariana

09h /19h

14h30

19h00

21h30

22 Tríduo do Senhor dos Passos:
Procissão do Senhor Jesus dos Passos
16h00
27 e 28 Retiro espiritual do grupo de acólitos 19h30
29 Domingo de Ramos 11h00

—  Abril

 

2 TRÍDUO PASCAL: Quinta-Feira da Semana Santa

Bênção dos Óleos do Batismo, do Crisma e dos Enfermos

Ceia do Senhor

 

10h00

21h30

3 TRÍDUO PASCAL: Sexta-Feira da Semana Santa
Laudes

Adoração da Santa Cruz

Procissão comemorativa do Enterro do Senhor

9h30

17h00

21h00

4 TRÍDUO PASCAL: Sábado Santo

Laudes

Vigília de Aleluia

 

9h30

21h00

5 Páscoa da Ressurreição do Senhor  

 

— Maio —

3 Bênção das mães 12h00
  Terço na Sé e noutros locais de culto – calendário a organizar
12 Feriado de Santa Joana – Missa

Procissão

10h00

16h00

17 1.ª Comunhão 10h00
24 Solenidade de Pentecostes (Crisma)  
31 Encerramento do mês de Maio  

 

— Junho —

3 Solene Vigília Eucarística:
Jovens, Irmandade do Santíssimo
 
4 Solenidade Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Missa e Procissão Eucarística Arciprestal

 

16h00

14 Termo do ano catequético – Missa no Parque  

 

— Julho —

5 Dia da Igreja Diocesana  
26 Bênção dos avós e idosos 12h00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANO DE PASTORAL 2024/25

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

   + EUCARÍSTICA

      + MARIANA

         + SAMARITANA

 

INTRODUÇÃO

Tal como a Igreja Diocesana de Aveiro, a Paróquia de Nossa Senhora da Glória, “peregrina na Esperança”, partilha convictamente de que é o Espírito Santo que a conduz na construção de um novo estilo de ser Igreja. Não pode, assim, deixar de ter presentes, no calendário pastoral deste ano apostólico (2024/25), alguns pontos da síntese diocesana da consulta sinodal, o Ano Santo Jubilar da Esperança promulgado pelo Papa Francisco, e a celebração dos 75 anos de construção em 14/11/1951 do nosso Seminário de Santa Joana Princesa.

Tudo isto nos convida a dar às nossas actividades o rosto da alegria e da esperança, sempre em chave de corresponsabilidade, de modo que nos sintamos cada vez mais Igreja em caminho de renovação permanente, pessoal e comunitária, grupos, movimentos e estruturas.

Não podemos, pois, viver fechados ou satisfeitos pelos serviços prestados, mas queremos juntos, sacerdotes, religiosos/as e leigos, em processo permanente de escuta da realidade, buscar, para lá do adro e das paredes da sacristia, caminhos novos de renovação segundo o Espírito, sem trincheiras nem barreiras.

Concluídas as obras no exterior, vamos prosseguir as do interior da nossa Igreja, há meses em curso, como sinal e estímulo para a abertura desejada, para a proximidade querida e para a qualidade do serviço a prestar a todos e também aos que nos visitam.

Deus, mais que nós, sabe das nossas debilidades, mas também dos nossos desejos que, no presente ano apostólico, passam por sermos uma Paróquia mais EUCARÍSTICA, mais MARIANA e mais SAMARITANA, conforme as conclusões do Congresso Eucarístico Nacional realizado em Braga.

 

ESTRATÉGIA

Para tal, centrados na Eucaristia, queremos promover no presente ano:

☆ a formação contínua dos Leitores, Ministros Extraordinários da Comunhão e Acólitos e preparar outros para os mesmos serviços.

☆ a adoração ao Santíssimo Sacramento, com exposição solene aos sábados e primeiras quintas-feiras do mês.

☆ a formação dos Irmãos da Irmandade do Santíssimo, para melhor compreensão e vivência dos seus Estatutos.

☆ o reforço do serviço de limpeza, ordem e decoração da Igreja.

☆ a constituição do serviço de acolhimento e informação aos turistas pelos meios mais adequados.

☆ a criação da Equipa Paroquial de Pastoral Litúrgica.

 

Como Paróquia, que tem Nossa Senhora da Glória como Padroeira, devemos promover:

☆ a oração diária e comunitária do Terço, na Igreja, aos dias de semana, antes da Missa das 19h.

☆ a participação da Paróquia na Peregrinação jubilar e diocesana a Fátima e na Peregrinação Paroquial a um Santuário Mariano

☆ a devoção das Crianças, Adolescentes e Jovens  a Nossa Senhora.

☆ a celebração solene das Festas Marianas previstas no calendário religioso.

☆ a participação na procissão de velas interparoquial de encerramento do mês de Maio.

 

Por fim, Cada vez mais atentos aos gritos dos pobres, doentes e idosos que vivem sós, queremos, como Paróquia:

☆ reorganizar o Serviço Paroquial de Visitadores de Doentes e Idosos. 

☆ reforçar a Conferência Vicentina Feminina e o serviço da Rouparia Solidária. 

☆ assegurar com Equipas estáveis  o apoio religioso às Instituições de residência de Idosos sediadas  na Paróquia. 

 

 

CALENDÁRIO

Outubro:

19 – Reunião de Pais das Crianças dos 1° e 2° anos de Catequese 

25 – Assembleia de Agentes de Pastoral de Vilar

26 – Reunião de Pais das Crianças dos 3°e 4° anos da Catequese 

Novembro:

01 – Solenidade de Todos os Santos 

02 – Comemoração dos Fiéis Defuntos 

03 – Semana de Oração pelos Seminários (até ao dia 09)

05 – Concerto/ Festivais de Outono – U A – às 21h30 

06 – Reunião das Chefias dos Agrupamentos de CNE com os Assistentes.

07 – Exposição do Santíssimo às 17h, com Vésperas às 18h30. 

08 – Reunião do Conselho Económico, às 21h

     – Vigília de Oração pelos Seminários, no Seminário, às 21h

09 – Reunião de Pais do 11° ano de Catequese, às 17h, no Centro Paroquial. 

10 – Festa do Acolhimento (1° ano) – Missa das 12h 

11 – Reunião da Direcção do Patronato de Nossa Senhora da Glória, em Vilar, às 21h 

16 – Jornada diocesana de formação “Corresponsabilidade, sinodalidade e ministérios”.

18 – Reunião de Pais do 7° ano de Catequese 

23 – Celebração diocesana do Dia Mundial da Juventude 

Dezembro:

01 – Domingo I de Advento

     – Missa estacional às 19h, com inscrição de Catecúmenos para o Baptismo. 

02 – Reunião da Direcção do Patronato de Nossa Senhora de Fátima, em Vilar, às 21h 

     – Recolecção do Clero, às 10h, na Casa Diocesana 

07 – Concerto pelo Conservatório, às 17h, na Sé 

08 – Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Padroeira de Portugal 

     – Bênção das Grávidas 

     – Inauguração das Obras da Praça do Milenário

12 – Ceia de Natal de Vilar,  com Missa às 21h

25 – Solenidade do  NATAL DO SENHOR 

29 – Festa da  Sagrada Família de Jesus, Maria e José 

     – Bênção das Famílias. 

     – Abertura Solene do Ano Jubilar da Esperança – Porta Santa – Sé

Janeiro:

01 – Dia Mundial da Paz – Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus 

02 – Exposição solene do Santíssimo,  com Vésperas às 18h30

06 – Reunião da Direcção do Patronato de Nossa Senhora de Fátima, em Vilar, às 21h 

11 – Reunião de Pais e Padrinhos das Crianças a baptizar, no Centro Paroquial, às 15h

12 – Celebração de Baptismos na Missa das 12h

26 – Festa da Palavra – Missa das 12h

28 – Formação Interdiocesana do Clero (até ao dia 30)

Fevereiro:

02 – Domingo – Apresentação do Senhor – Jubileu dos Consagrados – Missa das 19h

15 – Reunião de Pais do 1° e 2° anos de Catequese, no Centro Paroquial, às 15h 

22 – Reunião de Pais das Crianças do 3°e 4° anos da Catequese, no Centro Paroquial às 15h 

Março:

03 – Reunião de Direcção do Patronato de Nossa Senhora de Fátima, em Vilar, às 21h 

05 – Início da Quaresma – Quarta-feira de Cinzas

08 – Peregrinação  Diocesana e Jubilar a Fátima 

22 – Jubileu dos Agentes e Educadores Cristãos 

28 – Vinte e quatro horas para o Senhor 

29 – Caminhada solidária pela vida

Abril:

06 – Domingo V da Quaresma / Procissão do Senhor dos Passos,  às 16h

     – Jubileu dos Doentes 

07 – Reunião de Direcção do Patronato de Nossa Senhora de Fátima em Vilar, às 21h 

11 – Via Sacra interparoquial, às 21h30

13 – Domingo de Ramos / Semana Santa 

17 – Quinta-feira Santa

18 – Sexta-feira Santa 

19 – Sábado Santo /  SOLENE  VIGÍLIA  PASCAL

20 – PÁSCOA DA  RESSURREIÇÃO  DO  SENHOR 

Maio:

01 – Exposição solene do Santíssimo, com Vésperas às 18h30

04 – Semana de Oração pelas Vocações (até ao dia 11)

10 – Jubileu da Criança e do Adolescente 

12 – Dia de Santa Joana Princesa,  Padroeira da Cidade e Diocese de Aveiro 

25 – Festa da Primeira Comunhão – Missa às 10h

31 – Procissão de velas interparoquial em honra de Nossa Senhora de Fátima, às 21h30

Junho:

01 – Jubileu das Famílias 

05 – Exposição solene do Santíssimo às 17h, com Vésperas às 18h30 

15 – Dia da Comunidade Paroquial, com a Paroquia em peregrinação a um Santuário Mariano

19 – Solenidade do SS. Corpo e Sangue de Cristo

27 – Jubileu dos Sacerdotes. 

Julho:

06 – Jubileu Diocesano

20 – Festa em honra de Nossa Senhora da Vitória, em Vilar.

 

 

plano2017

Jesus Cristo, o rosto da esperança, é a nossa alegria!

Por desígnio livre e amoroso de Deus Pai, no mistério pascal de Jesus, funda-se e fundamenta-se a nossa esperança, a nossa alegria, a nossa salvação. Escreveu assim Bento XVI: “É na esperança que fomos salvos: diz São Paulo aos Romanos e a nós também (Rm 8,24). A «redenção», a salvação, segundo a fé cristã, não é um simples dado de facto. A redenção é-nos oferecida no sentido que nos foi dada a esperança, uma esperança fidedigna, graças à qual podemos enfrentar o nosso tempo presente: o presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceite, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros desta meta, se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho” (Spe Salvi, 1).

A partir deste lema, no presente ano pastoral de 2016-2017, sentimo-nos interpelados a:

Levar Jesus Cristo, o rosto da esperança, ao coração das pessoas e das famílias.

Celebrar festivamente Jesus Cristo, o rosto da esperança, para a Igreja e para a Humanidade.

Partilhar Jesus Cristo, pão repartido para a vida do mundo.

De modo transversal, não deixaremos de cuidar da formação de Agentes da Pastoral, olhando-a como permanente necessidade e que se traduzirá na participação em encontros nacionais, como o Encontro Nacional de Liturgia e de Espiritualidade, a Semana de Pastoral Social ou o E-vangelizar (promovido pelos Salesianos), assim como na presença em encontros formativos de âmbito diocesano e arciprestal, sem esquecer um plano alargado de formação musical a
desenvolver na paróquia.

Com Maria, que nos congrega e acolhe, neste ano Centenário das Aparições, em Fátima, a Paróquia de Nossa Senhora da Glória quer ser uma Igreja aberta e em saída missionária, para afirmar, a todos, sem medo: Jesus Cristo, o rosto da esperança, é a nossa alegria!

para descarregar: Plano de Pastoral 2016-17 com calendarização

para descarregar: calendarização actualizada (2016.12.10)