São José com o Menino Jesus

s. jose

São José com o Menino Jesus

Autor desconhecido, c. 1780-1820

Atribuído à oficina de Joaquim Machado de Castro madeira entalhada dourada e policromada

A solenidade de São José, celebrada no príncipio da primavera e na actualidade coincidente com o dia de todos os pais, abre o coração crente à luz e à esperança, ao mesmo tempo que na natureza as flores principiam a abrir e as árvores a verdecer.

O seu culto litúrgico, acomoda-se à sua missão providencial de ser o guarda do menino Jesus que, embora não tenha sido seu pai natural, foi verdadeiro depositário da graça do pai Eterno e exercendo sobre Ele a autoridade paterna.

Em Belém fala-se de uma igreja dedicada em sua honra no século IV por Santa Helena e duma festa geral a partir de século IX. No Oidente o culto é mais tardio. Já no principio do século XVIII o Papa Clemente XI, compôs o oficio com os hinos para o dia 19 de Março,  fixando neste dia a solenidade.

Esta imagem de tamanho próximo do natural, é proveniente da demolida Igreja do Espírito Santo de Aveiro. É soberba na sua execução e rigor anatómico, apontando-se uma possível atribuição à oficina de Joaquim Machado de Castro, insígne escultor de imaginário nacional.