
“Que Deus queira consumar o bem que em vós começou”. É com esta palavras do ritual das ordenações que vos quero saudar, amados diocesanos. O bem começado há setenta e cinco anos, no início da nossa vida como Diocese restaurada, tem-se espelhado e manifestado de formas tão belas, densas e visíveis ao longo deste caminho feito em Missão Jubilar e que agora culmina na caminhada das bem-aventuranças.
Guardaremos para sempre o bem encontrado em todos os passos dados ao longo da Missão Jubilar, vivida em ano da fé, e agora tão presente na beleza da celebração da ordenação na nossa Sé Catedral de três novos sacerdotes para o serviço da nossa diocese. Essa celebração constituiu um marco neste “bom e belo caminho”, que a Missão Jubilar nos faz percorrer, usando as palavras do Papa Francisco. A presença de tantos sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e leigos encheram de alegria o coração do bispo diocesano e afirmaram a beleza da fé, a força da esperança e o dinamismo da caridade da Igreja de Aveiro, em tempo de Missão Jubilar. É com estes sentimentos de alegria jubilar e com este igual espírito de comunhão vivido em todo este tempo que vos anuncio o Dia da Missão para o qual convoco todos e cada um dos diocesanos de Aveiro.
Todos somos Igreja de Aveiro e 8 de Dezembro é Dia da Missão e de grande encontro de toda a Diocese. Queremos fazer a bela experiência de Igreja de Aveiro no seu todo, crianças, jovens, adultos, famílias, paróquias, serviços, movimentos, instituições e associações. Queremos sentir e viver esta Igreja Diocesana que cresce na fé e a celebra festivamente. Juntos, vamos fazer festa, centrados na Eucaristia, reunindo pessoas das 101 paróquias dos 10 concelhos que nos constituem. Fazemos memória do caminho feito ao longo deste ano, partilhamos uns com os outros a alegria de filhos de Deus e de irmãos em Cristo que vivem esta hora com entusiasmo. Não hesites, “Vive esta Hora”…e faz parte desta Festa! Temos caminho andado, alegria vivida, entusiasmo sentido e vontade de caminhar. Antes da Memória e da Profecia está sempre a Missão: “Um dia eu vou…Hoje é o Dia!”
Convoco-vos, irmãos e irmãs, para o Dia da Missão. Quero celebrar neste dia, em Aveiro, a Eucaristia com todos vós. Quero com todos os cristãos da Diocese, no encerramento do ano da fé, mostrar ao mundo o rosto feliz de uma Igreja em Missão Jubilar decidida a anunciar ao mundo as bem-aventuranças do Evangelho de Jesus.
Ancorados em Cristo de quem somos discípulos, missionários e mensageiros, vamos inundar as ruas da nossa cidade de Aveiro, vamos mostrar o encanto e entusiasmo da nossa fé, vamos sentir a força da comunhão e a alegria de estarmos juntos na oração, na celebração da Eucaristia e no convívio.
A Igreja de Cristo presente em Aveiro, de coração e de rosto missionário, com o seu bispo, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas quer mostrar ao mundo que Deus o ama. Para que este dia possa contar com a presença de todos, peço que todas as celebrações deste dia na nossa Diocese terminem de modo a estarmos todos, em Aveiro às 9h da manhã, para percorrermos a partir daí as ruas da nossa cidade rumo à Eucaristia que celebraremos nesta unidade de Igreja que somos, como peças unidas de um só Barco.
No próximo dia 8 de Dezembro, quero sentir mais intensa e jubilosa a alegria de convosco ser cristão e de para vós ser bispo, servidor humilde e feliz desta Igreja de Aveiro. Peço que esta nota pastoral seja lida em todas as eucaristias vespertinas e dominicais de 1 de Dezembro próximo.
Confio a Maria, a Imaculada Conceição, e a Santa Joana, nossa Padroeira, este Dia da Missão e imploro para todos os participantes e para todos os diocesanos a sua bênção e intercessão.
Aveiro, 18 de Novembro de 2013
António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro
Comentários recentes