
No dia 11 de Abril comemoramos a Solenidade da Dedicação da Igreja Catedral da Diocese, restaurada no ano de 1938. Este ano a Solenidade é transferida para a segunda-feira dia 13 de Abril.
Prefácio da Dedicação da Igreja Catedral:
Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente!
É verdadeiramente nosso dever, é nossa salvacção dar-Vos graças sempre e em toda a parte.
Vós fizestes de todo o universo o templo da vossa glória, para que em toda a parte o vosso nome fosse glorificado,
mas não recusais lugares a Vós consagrados para a celebraçãoo dos divinos mistérios:
por isso, exultantes de alegria, dedicamos à vossa majestade esta casa de oração,
construída pelo trabalho humano.
Nesta casa se anuncia o mistério do Templo verdadeiro e se prefigura a imagem da celeste Jerusalém:
do Corpo de vosso Filho, nascido da Virgem Maria,
fizestes o templo a Vós consagrado,
para que nele habitasse a plenitude da divindade.
E constituístes a Igreja como cidade santa, edificada sobre o alicerce dos Apóstolos,
tendo como pedra angular o próprio Cristo Jesus; mas que há-de erguer-se,
construída com pedras escolhidas,
vivificadas pelo Espírito Santo,
cimentadas pela caridade, cidade onde sereis tudo para todos pelos tempos sem fim
e onde brilhará perpetuamente a luz de Cristo.
Por Ele, Senhor, com os Anjos e os Santos, nós Vos louvamos, cantando com alegria.
Comentários recentes