É com profundo júbilo que celebramos 90 anos de vida e ação do Instituto Secular das Cooperadoras da Família. 90 anos de escuta de Deus e dos clamores dos mais desfavorecidos. 90 anos de serviço e escuta dos clamores da família. Obrigado Senhor.
Quem são os Institutos Seculares?
Eles pertencem às diferentes categorias de Vida Consagrada na Igreja. Foi na primeira metade do século XX, que a Igreja se enriquecia com uma nova forma de vida consagrada – a Secularidade Consagrada -. Depois de um longo processo de discernimento, os Institutos Seculares são reconhecidos e aprovados pela Igreja, com a Promulgação da Constituição Apostólica “Provida Mater Ecclesia” publicada pelo Papa Pio XII, em 1947.
Esta nova forma de Vida Consagrada surgiu com um propósito muito claro: realizar de uma forma mais viva e eficaz, mediante a consagração dos seus membros, aquele diálogo Igreja-Mundo que o Concílio Vaticano II viria a assumir na Constituição Pastoral “Gaudium et Spes”, como um desafio fundamental a assumir pela Igreja.
A emissão dos Conselhos Evangélicos de Castidade, Pobreza e Obediência, elemento substancial de todas as formas de Vida Consagrada, acontece também nos Institutos Seculares, sendo conscientemente assumidos, por vocação e missão, por cada um dos seus membros. Esta Consagração confere-lhes uma missão especial no mundo, para o consagrar e oferecer a Deus seu Criador e Senhor” (cf. GS nº 34).
Não é uma consagração religiosa, mas secular. A sua consagração a Deus, é vivida no mundo e a partir do mundo, mediante o Seguimento de Cristo, como explicitou Paulo VI: “Estais no mundo, sem ser do mundo, mas para o mundo”. A vossa missão é ‘ser no mundo e para o mundo: fermento de sabedoria e testemunhas da graça’.
Os membros dos Institutos Seculares não usam qualquer distintivo, nem exterior nem de designação. A ‘discrição’ é um dos traços fundamentais desta vocação. Podem viver a sós, em família ou em grupos de vida fraterna. (cf. CDC, cânone 714). Desempenham a sua profissão e proveem ao seu sustento, de acordo com as orientações do Instituto a que pertencem.
Qual o campo de missão dos Consagrados Seculares? A este respeito, diz o Papa Francisco: “A missão que vós desenvolveis é peculiar e leva-vos a estar no meio do povo, para conhecer e compreender o que se passa no coração dos homens e das mulheres de hoje, para vos alegrardes e sofrer com eles, com o estilo da proximidade. (…) E vós estais aí, sois chamados a estar aí, para testemunhar a bondade e a ternura de Deus, com gestos quotidianos de amor”.
MAIS INFORMAÇÕES
Comentários recentes