“E não deram por nada” !

“Nos dias que precederam o dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam em casamento… e não deram por nada”. Palavras de Jesus, no Evangelho deste 1° Domingo do Advento, em jeito de alerta para todos nós, relativas aos tempos de Noé.
Jesus não faz juízos de valor, não fala de pecados, de injustiças e de guerras, mas apenas do quotidiano. Nada de vícios ou excessos, mas apenas de vida sem profundidade, mera gestão corrente, sem futuro. É para isto que Jesus nos alerta, depois de um longo tempo litúrgico comum.
“Os dias de Noé” são os nossos dias, quando lutamos apenas pela satisfação básica das nossas necessidades, desinteressados pelo que se passa no mundo e, até mesmo, à nossa porta. Dias vividos absorvidos nos nossos projectos, necessidades, desejos e dificuldades, que facilmente nos desligam dos outros, absorvem e desviam a atenção, de tal modo que vivemos sem darmos por nada, e, até, sem sabermos porquê.
O Tempo do Advento que hoje iniciamos é uma campainha a alertar-nos para o Nascimento de Jesus, que veio inaugurar para nós um Tempo Novo de fraternidade, de justiça e de paz. Vivê-lo é desafio de todos os dias para celebrarmos o Mistério do Natal.

P. Fausto

in Diálogo nº. 1800 (Domingo I do Advento – Ano A)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *