Experiência radical !

No domingo passado, Jesus toma a decisão de se dirigir para Jerusalém e o seu discurso, sem endurecer, torna-se mais exigente. É assim que hoje convida 72 dos discípulos para uma experiência radical, quase de sobrevivência, “sem bolsa nem alforge nem sandálias”. Sem coisas, mesmo as mais úteis.
E, de passo apressado, lá se foram os 72, levando apenas como bagagem a paz e a alegria, para cumprirem a missão, segundo as instruções de Jesus.
No fim, cansados, “os setenta e dois discípulos voltaram cheios de alegria”. A missão fora um êxito e encheu a todos as medidas…, até os demónios obedeciam.
Jesus, porém, para evitar euforias fugazes e combater tentações de poder e de vaidade, sempre inconvenientes, remata: “não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos antes porque os vossos nomes estão escritos nos Céus”. Como que a dizer aos discípulos, e a nós também, que a razão da alegria não deve assentar no êxito, mas no cumprimento da vontade de Deus. Só quando queremos e fazemos o que Deus quer, somos felizes e nos sentimos realizados.


P. Fausto

in Diálogo nº.1787 (Domingo XIV do Tempo Comum – Ano C)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *