Inácio nasceu no ano 1491, numa família nobre, em Loiola, na Cantábria, região de Espanha. Viveu na corte e no exército. Em 1521, ficou gravemente ferido em uma batalha contra os franceses. Uma bala de canhão esmagou-lhe uma perna. Enquanto me recuperava converteu-se a Deus. Depois, consagrando-se totalmente ao Senhor, estudou Teologia em Paris, e aí reuniu os primeiros companheiros, com quem, mais tarde, fundou, em Roma, a Companhia de Jesus – os jesuítas, em 1540, para a maior glória de Deus e ao serviço da Igreja, em obediência total ao sucessor de Pedro. Exerceram intensa atividade apostólica, tendo dado a volta ao mundo como missionários e, particularmente com os seus escritos e com a formação de discípulos, contribuiu grandemente para a reforma da vida cristã e para a renovação da ação missionária. Escreveu o conhecido livro, “Os Exercícios Espirituais”.
Por obediência ao Papa, Inácio permaneceu em Roma para coordenar as atividades da Companhia e cuidar dos pobres, órfãos e enfermos, a ponto de merecer o título de “apóstolo de Roma”.
Morreu na sua pobre cela em Roma, a 31 de Julho de 1556. Os seus restos mortais encontram-se sob o altar do braço esquerdo do transepto da Igreja de Jesus, no centro de Roma, um dos monumentos mais lindos da arte Barroca romana.
A Igreja celebra a sua Festa a 31 de Julho.
Comentários recentes