Na quarta-feira a Igreja inaugurou já a Quaresma, com o rito penitencial das Cinzas. Contudo, para a grande parte dos fiéis é a celebração deste domingo que os integra neste tempo sagrado, até porque, infelizmente, para muitos, o carnaval continua com os seus festejos, com a ajuda da meteorologia.
A propósito da Quaresma, convém ter presente que não é a mera observância de certos costumes tradicionais ou a participação em algumas celebrações religiosas habituais que tornam santa a Quaresma, mas a Palavra de Deus ouvida com mais frequência, a oração pessoal e comunitária com mais insistência e a caridade praticada com maior diligência.
Apesar do ritmo de vida desenfreado a que nos obrigam tantos compromissos, não nos dispensemos do esforço em encontrar momentos mais adequados para a meditação da Palavra de Deus e para a Oração, aprendendo com Jesus o segredo para vencermos os obstáculos e as dificuldades de que a vida é tão fértil. E não temos outro tempo mais favorável que a Quaresma. Vivê-lo, desde o princípio, é o desafio para quem se quer preparar para a Páscoa.
P. Fausto
in Diálogo nº. 1856 (Domingo I da Quaresma – Ano B)
Comentários recentes