As Equipas de Nossa Senhora (E.N.S.) são um Movimento carismático católico de leigos, de espiritualidade conjugal. As equipas são formadas por 5 a 7 casais, unidos pelo sacramento do Matrimónio, e um sacerdote, o Conselheiro Espiritual (CE). Cada equipa reúne mensalmente.
O Movimento nasceu em França pela “mão” de um jovem padre, Henry Caffarel, e de 4 casais que nele encontraram ajuda para viver o seu amor à luz da Fé. A Primeira reunião realizou-se a 26 de Fevereiro de 1939, e o Movimento depressa se espalhou pelos diversos continentes. Em Portugal, começou simultaneamente em Lisboa e no Porto nos anos 1955/1956. Em Aveiro surge em 1958/1959 pela mão do Pe. João Paulo da Graça Ramos, com o apoio do professor Levi Guerra e esposa, Maria Júlia, da equipa Porto 2. Era então Bispo de Aveiro, D. Domingos da Apresentação Fernandes. O mês de Fevereiro de 1959, é referido como o inicio do Movimento das ENS em Aveiro.
A 20 de novembro de 1971 é criado o setor de Aveiro com 7 equipas. No plano de expansão, o Movimento “chega” à zona de Águeda com a criação da 1ª equipa em 8 de Dezembro de 1988. Com o surgimento de novas equipas em Águeda, é criada em 20 de Outubro de 1977, o setor Águeda. Com o crescimento do número de equipas, para facilitar a sua coordenação, acompanhamento e dinamização, no final do ano apostólico 2002/2003 foi dividido o setor de Aveiro em setor Aveiro A e setor Aveiro B.
Atualmente, na área da Diocese de Aveiro, existem 3 setores, Aveiro A, Aveiro B e Águeda, que, em conjunto agregam 36 equipas, 150 casais e 25 Conselheiros Espirituais.
Nas ENS, os casais vivem a mística da partilha, assente em 3 atitudes: procura assídua da vontade de Deus, procura da verdade sobre nós mesmos e experiência do encontro e da comunhão, e na observância de pontos concretos de esforço: oração pessoal, Palavra de Deus, oração conjugal/familiar, regra de vida, dever de se sentar e retiro.
Desde a primeira hora, os casais das equipas também se preocupam em participar ativamente nas tarefas apostólicas, quer a nível diocesano, quer a nível paroquial, nomeadamente na Paróquia da Glória, com maior incidência na área da Pastoral Familiar, mas também nas catequeses, na liturgia, voluntariado,…
«As E.N.S. têm por objectivo essencial ajudar os casais a caminhar para a santidade. Nem mais nem menos» Pe. Henry Caffarel.
Acompanhe as ENS AQUI
Comentários recentes