Mesa farta e cheia para todos

Jesus continua a contar histórias dirigidas especialmente aos importantes e sábios, para entenderem, uma vez por todas, a mensagem alegre e feliz de que era portador.
Assim, compara o Reino dos Céus, isto é, o sonho de Deus para a humanidade, a uma festa de anos que um rei prepara cuidadosamente para o seu filho, com um convite especial aos amigos, que, no próprio dia, declinam o convite, pelos seus múltiplos afazeres. Tudo está pronto. O ar é de festa, mas a sala mantém-se vazia, triste e fria. O rei, porém, não desiste, porque a sua alegria é ter uma mesa farta e cheia a abarrotar…
Ide pelos caminhos e convidai todos os que encontrardes, insiste com os servos, independentemente da condição social, religiosa, cultural ou financeira. E o salão encheu-se de festa. De todos menos um, que, a um canto, procurava ocultar a sua presença, por não se apresentar com vestes apropriadas.
Todos somos convidados para a Festa, não em virtude dos méritos e pergaminhos, desde que se leve roupa a condizer. Pode ser usada e remendada, mas sempre cheirosa e lavadinha, porque no festim não têm só lugar os santos, mas também os pecadores arrependidos e perdoados.

P. Fausto

in Diálogo n.º1838 (Domingo XXVIII do Tempo Comum – Ano A)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *