Um Olhar diferente!

Jesus passou à frente da banca do cobrador de impostos e disse-lhe: “Segue-me”. E ele levantou-se e seguiu Jesus. O cobrador era Mateus, da classe dos publicanos, de profissão pouco recomendada e nada apreciada, porque cobrava os impostos a entregar ao ocupante romano.
Considerado pecador público e habituado ao olhar de desdém e aos comentários pouco abonatórios por quem se aproximava, Mateus viu que o olhar de Jesus era diferente e não hesitou em segui-Lo. Pela primeira vez sentiu-se olhado com respeito, sem recriminações ou ameaças. E a sua vida mudou. Mudou radicalmente!
Agora já não o vemos a cobrar impostos e rodeado por pessoas de mau humor e com má vontade, mas a encher a sua casa de convivas, publicanos e pecadores, todos sentados à mesa, a partilhar com alegria a presença de Jesus e o pão da amizade e do respeito de uns com os outros.
Há olhares e olhares. O de Jesus, hoje como ontem, não se impõe, não intimida, não repreende, não julga, não violenta, mas liberta, pacifica e convida a segui-Lo como Mateus, que trocou tudo e esqueceu a banca por um projecto de vida boa, alegre e feliz.


P. Fausto

in Diálogo nº. 1828 (Domingo X do Tempo Comum – Ano A)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *