O sonho de José!

Estamos a poucos dias do Natal e S. Mateus resolve falar de um personagem importante da vida de Jesus e de Sua Mãe, chamado José. Sabemos que era da linhagem de David, mais dado à contemplação e ao silêncio que ao discurso. Um homem de trabalho, de mãos calejadas e coração de ouro. Um homem verdadeiramente justo.
Apaixonado por Maria, uma jovem da cidade, “de muito boas familias”, José foi surpreendido pela sua gravidez, antes de começarem a vida em comum. A lei era rigorosa, e, para não expôr aquela que tanto amava à condenação radical prevista, resolveu repudiá-la em segredo, pensando que era a melhor solução. O seu coração, porém continuava despedaçado, e nem de noite o deixava sossegar, até que um sonho lhe veio dar a paz de que precisava: “Não temas receber Maria, tua esposa, pois, o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo”.
José, convicto de que o sonho era a vontade de Deus, confiou, obedeceu e recebeu a sua esposa. Venceu o medo. Seguiu o seu sonho e recobrou a Paz.
Em todas as circunstâncias da vida, saibamos, como S. José, escutar os sonhos, os sonhos que Deus tem para a humanidade e que celebraremos no mistério do Natal.

P. Fausto

in Diálogo nº. 1803 (IV Domingo de Advento – Ano A)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *