Vocações e S. José

Ao longo desta semana lembramos e rezamos de forma especial pelas vocações com o tema retirado da Mensagem do Papa Francisco: “Sonhar os sonhos de Deus”. O Papa Francisco propõe-nos três palavras, que definem a vocação deste «santo de ao pé da porta», que não era famoso nem se fazia notar. Contudo, através da sua vida normal, realizou algo de extraordinário aos olhos de Deus.
Sonho – a figura de São José aparece-nos, no primeiro Evangelho e por quatro vezes, envolta em sonhos (Mt 1,19; Mt 2,14-15; Mt 2,19-20; Mt 2,22-23). A esta luz, o Papa desafia-nos a ouvir, a descobrir e a seguir o sonho de Deus para nós, isto é, a fazer do Seu desígnio de amor o sonho da nossa própria vida. E, por isso, será sempre um sonho com metas altas e um sonho aberto às surpresas da vida. Toda a verdadeira vocação nasce e faz-se sempre dom de si mesma!
Serviço – O serviço pronto, o cuidado carinhoso, não foi para São José apenas um alto ideal, mas uma regra da sua vida diária. Adaptou-se com coragem criativa aos muitos imprevistos e dificuldades da vida, com a atitude de quem não desanima, com a disponibilidade de quem vive para servir, cuidando dos seus maiores tesouros, Jesus e Maria, resguardando-os dos perigos, suando no trabalho, arriscando toda a vida por eles.
Fidelidade – São José, homem justo, procura ser fiel à vontade de Deus, sempre; não se apressa nem se precipita no meio das dificuldades. Medita, pondera, não segue o instinto nem o instante. Tudo repassa, com paciência, diante de Deus, mantendo-se fiel no seu posto de trabalho, na sua condição de esposo da Virgem Maria, na sua missão de guarda do Redentor. São José permanece fiel à vontade de Deus, que lhe fala e diz, como um refrão, todas as manhãs, todos os dias, todas as noites, ao seu coração: “Não temas” (Mt 1,20). A fidelidade quotidiana às pequenas coisas de cada dia é o segredo da sua alegria: uma alegria cristalina e transparente, feita de simplicidade, que há de transvazar do coração de qualquer vocação.

ORAÇÃO

Senhor Jesus,
por quem José abraçou sonhos maiores que os medos,
peço-Te uma capacidade de sonhar como a de José e de Maria.
Ensina-me a sonhar livremente,
confiado apenas nos sonhos do Pai.
Vence em mim as
inseguranças e bloqueios
que me impeçam de abraçar os sonhos que nascem
do coração de Deus.
Concede à Tua Igreja corações disponíveis para viver um sonho
que é maior que nós.
Ensina-me, Senhor Jesus, a fazer meus os sonhos que são Teus.
São José, homem capaz de sonhar a vocação, rogai por nós.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *