Momentos de final feliz!

13DTC_b

No domingo passado, em plena tempestade que punha em risco a vida dos ocupantes da barca, Jesus dormia, a sono solto, como a dizer-nos que, quem não se põe todos os dias nas mãos de Deus, vive em sobressalto e não experimenta verdadeira segurança e liberdade, especialmente nos momentos mais difíceis da vida.
Neste domingo, assistimos a mais dois desses momentos. Com os apóstolos, integramos a multidão que acompanha Jesus a casa de Jairo, cuja filha, de doze anos, estava a morrer. A situação grave e urgente obrigava a passos largos e apressados. No caminho, porém, uma mulher, que sofria de fortes hemorragias, e há muito desenganada pelos médicos, abeira-se de Jesus e toca-Lhe no manto, com fundada esperança de cura. “Minha filha, disse Jesus, foi a tua fé que te salvou! Vai em paz e fica sarada do teu mal”.
Ainda não refeitos deste encontro inesperado, chega a notícia de que a filha de Jairo falecera, pelo que era escusado continuar o caminho; Jesus, porém, virando-se para o chefe da sinagoga, com os olhos marejados de lágrimas, apenas disse: “Não tenhas receio. Crê somente”. E prosseguimos o caminho. O alarido era enorme e a confusão também. Chegados a casa, Jesus, acompanhado apenas pelos pais da menina defunta e por Pedro, Tiago e João, devolve aos pais, com vida, a sua filha querida.
Duas pessoas em situações diferentes, impelidas pela fé, dois momentos de final feliz, a recompensarem a confiança, a humildade, a ousadia e a coragem de quem crê que é sempre de Deus a última palavra.

in diálogo 1478 (XIII Domingo do Tempo Comum – Ano B)