Saber dizer NÃO

Jesus tem pouco a ver com a imagem doce de certas pagelas. Sempre houve a tentação de “domesticar” Deus e aqueles que se aproximam de Deus…
Jesus, porém, tem história, é judeu, pertence a um povo e a sua vida confunde-se com a vida habitual dos seus contemporâneos. Assim é o Deus cristão. Como nos ensinam as Escrituras, é um Deus que se fez carne.
Hoje temos Jesus de chicote na mão! Alguém imagina tal cena, tão habituados a ver Jesus de rosto sempre rosado, de cabelos encaracolados, olhos vivos e azuis…? Esquecemos, porventura, as suas mãos calejadas, a sua voz determinada e firme e a sua vida próxima da vida das pessoas que vai encontrando no caminho?
Jesus não é subserviente e não raro usa linguagem que faz estalar o verniz social e até escandalizar muitos. Sabe dizer “NÃO” quando é preciso, a ponto de pegar nas cordas para pôr em ordem as pessoas que fazem do templo um mercado onde pouco se reza e tudo se vende e troca. O que Jesus disse e fez no templo, diz hoje a cada um de nós: Não façais da vida um tempo em que o verbo amealhar prevalece sobre o dar, nem penseis que a dignidade de um homem depende da sua fortuna, pois, se os pobres não levam nada, os ricos deixam cá tudo. Então, apenas vale a CARIDADE, O AMOR QUE TRANSFORMA.

P. Fausto

in Diálogo nº. 1858 (Domingo III da Quaresma – Ano B)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *